Com o uso da Internet em ascensão, fortes pressões
corporativas on-line e aparência dos primeiros brotos de comércio eletrônico, a
Rússia pode parecer normal em relação ao mundo virtual. Mas os olhares podem
enganar, e os caminhos do e-mail da Rússia corrompem verdades mais escuras.
Se uma pesquisa fosse realizada, os russos certamente se classificariam
entre os correspondentes de e-mail menos confiáveis do mundo. Quando o código
de conduta corporativo não requer diretamente uma resposta rápida de e-mail -
como está se tornando comum para empresas maiores em Moscou e em outros lugares
- os russos demoram para responder (se for o caso) e mudar seus endereços de
e-mail sem aviso prévio, cortando a comunicação. Isso é verdade tanto de e-mail
pessoal quanto comercial.
No início da Internet russa, as pessoas usavam
principalmente endereços de e-mail de seu ISP, semelhante aos e-mails
americanos da AOL ou da Verizon. E, como nos EUA, muitos russos rapidamente
mudaram para serviços de e-mail gratuitos quando eles estavam disponíveis, como
Mail.ru, Yandex.ru, Rambler.ru e outros.
Mas, ao contrário do resto do mundo da internet, os russos
costumam usar e-mails gratuitos para negócios, especialmente em pequenas e
médias empresas. Este também é frequentemente o caso dos funcionários
regionais.
As principais empresas normalmente têm sites corretamente
atualizados de maneira regular, mas poucos listam um e-mail de contato, e mesmo
que o façam, é um tiro uniforme que não funcionará, ou será verificado apenas
raramente.
Enviando um russo para um russo, não se deve esperar uma
resposta rápida. Na América, você sabe quando o destinatário verá sua carta:
todos verificam seu e-mail pela manhã e várias vezes durante o dia, quase de
forma obsessiva.
Na Rússia, você nunca sabe. Pode ser no próximo minuto, na
próxima semana, ou mesmo no próximo mês. Muitas pessoas não têm acesso regular
de banda larga e outros não se preocupam em verificar o correio, porque
geralmente recebem muito pouco. Alguns podem estar de férias, e não se preocupe
em usar a mensagem "Eu estou longe ..." como forma de autoreply.
Quando os russos recebem um e-mail, eles raramente confirmam
o recebimento, como nos EUA, com um "Recebido", você voltará para
você mais tarde. " Em vez disso, eles apenas reconhecem silenciosamente o
fato para si mesmos e fazem um plano para voltar a ele mais tarde e na íntegra.
Por isso, trocas intermináveis de e-mail de uma ou duas linhas, impulsionadas
por um constante desejo de responder, são incomuns na Rússia. E uma vez que
muitos russos também têm uma memória curta, assim como as respostas.